A mais antiga colectividade, não só de Setúbal.
A história do Club atravessou já três séculos.
Fundado em 1855, cumpriu parte do seu imenso percurso no século dezanove, entrou no século vinte e atravessou um período em que se viveram grandes acontecimentos históricos à escala global. Sendo considerado um clube de elite, teve, mesmo assim, fôlego para sobreviver à revolução de Abril e adaptar-se aos novos tempos.
Na actualidade, encontrou forças para entrar no século vinte e um com a determinação necessária para enfrentar uma era dominada pelo fenómeno da globalização. Um tempo em que o papel das elites começa de novo a ser fundamental e determinante para o crescimento e evolução da sociedade. Não já uma elite claramente dominada pelo factor económico, mas uma outra identificada com os valores da cidadania.
Por isso, os fins do
A sede passou para o edifício actual na Av. Luísa Tody a 30 de Janeiro de 1926. Nas suas actividades, conta também com a pratica de esgrima, yoga, ginástica de manutenção, bridge, o Núcleo Jovem e o Núcleo de Fotografia
Promove, pontualmente, tertúlias, workshops e festas, como o do aniversário, carnaval e primavera.
O Club promove exposições, bailes de gala e conta com o apoio da Câmara Municipal e do Governo Civil de Setúbal.
O belíssimo edifício do
avenida Luísa Tody, foi classificado pelo Ministério da Cultura como Imóvel de Interesse Municipal.
A atribuição desta classificação resulta do valor arquitectónico, estético, técnico e também simbólico deste edifício de grande significado para a história local, ao representar um testemunho de vivências socioculturais. De salientar que com a nova nomenclatura, atribuída no âmbito de um processo iniciado pela Câmara Municipal de Setúbal, qualquer intervenção
no imóvel ao nível de obras, seja em fachadas ou no interior, está sujeita a aprovação pelo IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.
Recentemente conseguiu a aprovação de pessoa colectiva de utilidade pública, pela Presidência do Conselho de Ministros.